ESTÁGIO CURRICULAR
Construir experiências significativas de aprendizagem e relacionar a prática com a teoria se faz através de situações contextualizadas. Essa articulação entre teoria e prática se concretizará no estágio. Para que o estagiário possa vivenciar o desenvolvimento das propostas e o trabalho de classe, em geral, a organização dos estágios na formação dos profissionais dos cursos da IES deve ocorrer em períodos contínuos, mediante um processo inter e multidisciplinar entre os componentes curriculares, permeando as ações educativas. Para que o estágio atinja os objetivos propostos a Instituição deverá desenvolver ações no sentido de parcerias e convênios com instituições públicas e/ou privadas com responsabilidade compartilhada e definida entre elas.
A finalidade do estágio é proporcionar um conhecimento da realidade profissional em que se insere o curso e o futuro profissional. Esse conhecimento envolve estudo, análise, problematização, reflexão e a proposição de soluções às situações ensinar, aprender, elaborar, executar e avaliar projetos, não apenas nas salas de aula, mas também nos ambientes virtuais e reais.
Para a construção necessária à especificidade dos profissionais e das competências e habilidades a serem desenvolvidas, o futuro profissional deve, em sua prática, efetuar:
• Articulação entre teoria e prática;
• Acompanhar a rotina do trabalho durante um período contínuo;
• Formações de profissionais com domínio de sua prática, com autonomia e capacidade de construir conhecimento e tomar decisões;
• Aquisição de competências básicas para o exercício da profissão;
• Participar de uma reflexão coletiva e sistemática sobre o processo;
• Observação e reflexão para compreender e atuar em situações contextualizadas;
• Construir, colocar em uso e avaliar as competências essenciais ao seu exercício.
No que diz respeito à parte prática, observar-se-á as horas destinadas às práticas propriamente ditas, ao estágio obrigatório em proporcionalidade compatível ao curso proposto para que os alunos estagiários participem de:
• Observação, experimentos e análise das situações contextualizadas, de acordo com a natureza do curso;
• Desenvolvimento das atividades que propiciem reflexão, discussão teórica e elaboração de hipóteses de pesquisa;
• Projetos coletivos, envolvendo alunos e comunidade;
• Projetos elaborados pela IES e propostos em parceria com instituições e órgãos governamentais.
As atividades de estágios obrigatórios são realizadas em empresas, a partir do quinto período do curso, com base na Lei 11.788/2008.