29/4/2011 - Votação de mudanças na Fuvest 2012 é adiada
Fundação Universitária para o Vestibular

A votação de mudanças no formato do vestibular 2012 da Fuvest, que ocorreria nesta quinta-feira (28), foi adiada novamente. Após questionamento de docentes e alunos em relação às novidades propostas, o conselho de graduação da USP (Universidade de São Paulo) resolveu adiar a decisão para daqui a duas semanas, a fim de analisar melhor as proposições.

Mudanças propostas do vestibular

Como é atualmente Possíveis mudanças
Nota da primeira fase não é considerada no resultado final Nota da primeira fase seria considerada no resultado
Nota mínima de corte da primeira fase é 22 Nota mínima da primeira fase passaria para 27
Segundo dia da 2ª fase tem 20 questões Segundo dia da 2ª fase teria 16 questões
Na 2ª fase, cursos convocam 3 candidatos por vaga Na 2ª fase, cursos convocariam de 2 a 3 candidatos por vaga
Opção de curso não permite optar por carreiras diversas A partir da 3ª chamada, seria possível mudar de carreira

Dentre as possíveis mudanças para o processo seletivo, que já seriam adotadas neste ano, havia a reversão da medida que zerava as notas do candidato da primeira para a segunda fases; a elevação da nota mínima de corte de 22 para 27 pontos; a redução do número de questões do segundo dia da 2ª fase; a mudança na chamada "variável K", que mudaria a quantidade de candidatos convocados para a 2ª fase de 3 para "de 2 a 3"; e a possibilidade de mudança de carreira a partir da terceira chamada.

De acordo com Amanda Voivodic, uma das representantes discentes presentes na reunião, a maioria dos professores e dos alunos presentes não concordava com as mudanças propostas. Dentre os argumentos, foi dito que, pelo fato de as mudanças serem recentes - ocorreram em 2009 - ainda não era possível avaliar seu impacto no processo seletivo.

Outro argumento defendido foi o de que a mudança do número de convocados na segunda fase - de 3 para "entre 2 e 3" poderia gerar vagas ociosas e, posteriormente, corte de vagas. Nova reunião para votação de possíveis mudanças da Fuvest está prevista para o dia 19 de maio.

Bônus

Por enquanto, a única mudança no vestibular 2012 ocorreu no bônus oferecido pela USP à estudantes da rede pública: houve aumento de 12% para até 15%.

Para ganhar a bonificação total, o aluno deverá, no segundo ano do ensino médio, prestar o vestibular. De acordo com seu desempenho na primeira fase, ele poderá acumular até 5% de bônus para o ano seguinte. Para conseguir esse percentual, é preciso acertar, pelo menos, 40 das 90 questões da primeira fase da prova da Fuvest.

Se, no ano seguinte, quando estiver realmente prestando a prova para entrar na USP, o estudante conseguir acertar ao menos 60 das 90 questões da primeira fase, poderá receber 10% a mais de bônus. Caso acerte menos, o adicional será proporcional.

Até hoje, o máximo de bônus que um aluno podia conseguir era de 12%. Desses, 3% eram “automáticos” e o resto, bonificações dependendo do desempenho do candidato em um teste específico – o Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP).

Para candidatos que cursaram apenas o ensino médio em escola pública ou que já terminaram os estudos, o Pasusp dará bônus de até 8%. Com as medidas, a universidade quer tentar aumentar o número de alunos das redes públicas no vestibular –índice que chegou a cair nos últimos anos.

Segundo a pró-reitora de graduação, Telma Zorn, a vantagem do novo formato é a aproximação do aluno da rede pública, já no 2º ano do ensino médio, da Fuvest e, consequentemente, da USP. O intuito, de acordo com a pró-reitora, é incluir esse estudante e incentivar a melhora da oferta de ensino gratuito.

Fonte: UOL Vestibular


Colégio Objetivo Monte Alto
Av. Comendador Castro Ribeiro, 193 - CEP 15910-000 - SP - Telefone: (16) 3242-5770
R. José Rossi, 155 - CEP 15910-000 - SP - Telefone: (16) 3242-5771
Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 910 - Jd. Paraíso - Telefone: (16) 3242-6555
E-mail: comunicacao@objetivomontealto.com.br